Anúncios

O Jovem Candango, programa criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF), gerido pela Secretaria de Esporte e Lazer, lançou durante o último mês quase duas mil vagas para jovens que estão em busca da sua primeira oportunidade de emprego. A iniciativa, criada e mantida pelo governo, tem como objetivo oferecer a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho a jovens estudantes que possuem entre 14 e 17 anos, e que encontram-se em situação de vulnerabilidade social.

De acordo com o cronograma divulgado através do site oficial do programa, as inscrições para a primeira etapa do processo seletivo ocorreram entre os dias 1 e 15 de julho através do próprio site. Posteriormente foram divulgados os nomes dos inscritos, e no dia 4 de agosto foram abertas as inscrições para pessoas que se enquadram nas cotas pré estabelecidas no programa.

A seguir falaremos de maneira mais detalhada sobre o Programa Jovem Candango, seu processo seletivo, distribuição das vagas, benefícios, requisitos, cronograma, inscrições, além de muitas outras informações. Confira!

O que é o Programa Jovem Candango

O Programa Jovem Candango, como já dissemos acima, é uma iniciativa do Governo do Distrito Federal, que possui o intuito de oferecer oportunidades de emprego e realizar a distribuição de renda juvenil em todo seu território. O programa tem como objetivo principal oferecer uma formação diferenciada a jovens adolescentes, tendo como base metodológica a junção entre a teoria e a prática, oferecendo para isto, uma agenda que engloba o aprendizado através de várias frentes, não apenas a teoria.

Portanto, é oferecido não apenas um emprego, mas uma oportunidade de aprendizado, desenvolvimento pessoal, profissional, moral, psicológico e até mesmo físico. Tudo isso ocorre através de ensinamentos que são voltados para o aprendizado e experiência da administração pública.

Como já citamos anteriormente, o Programa Jovem Candango está sob a administração da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal, e desta vez, ofertará aos jovens também oportunidades dentro dos Centros Olímpicos de Brasília.

Quais os requisitos para participar do Programa Jovem Candango 

  • Possuir de 14 a 17 anos
  • Pessoas com Deficiência devem ter a partir de 14 anos e não existe limite de idade
  • Estar inserido em uma família de baixa renda, ou seja, que possua renda salarial máxima de até três salários mínimos no total, ou de até meio salário mínimo por pessoa
  • Estar devidamente inscrito no CadÚnico
  • Estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal ou estar cursando em instituições particulares, desde que com bolsa
  • Morar no DF

Como funcionará a distribuição de vagas

Estão sendo ofertadas 1.800 vagas para esta edição do Programa Jovem Candango, que terão os seguintes critérios de distribuição:

  • 360 vagas serão destinadas para jovens que estão cumprindo ou cumpriram medidas socioeducativas
  • 180 vagas serão destinadas para jovens que encontram-se em situação de acolhimento institucional
  • 90 vagas serão destinadas para jovens que são PCD
  • 90 vagas serão destinadas para jovens que são atendidos pelo Programa Bombeiro Mirim do Distrito Federal
  • 90 vagas serão destinadas a moradores da zona rural do Distrito Federal, que residem na localidade há, pelo menos, 5 anos
  •  990 vagas (e outras vagas que sobrarem) serão destinadas a jovens que estejam de acordo com os critérios exigidos, citados acima

Qual o cronograma do processo seletivo

Veja a seguir quais são as datas de cada uma das etapas envolvidas no processo seletivo do Programa Jovem Candango.

  • Divulgação do edital de inscrição – 18 de junho
  • Abertura das inscrições para a primeira etapa – 01 de julho
  • Encerramento das inscrições para a primeira etapa – 15 de julho
  • Divulgação do nome de cada um dos inscritos no programa – 23 de julho
  • Abertura das inscrições para cotas – 04 de agosto
  • Encerramento das inscrições para cotas – 10 de agosto
  • Divulgação dos nomes dos jovens selecionados – até 31 de agosto

Após esse período, serão divulgadas outras datas, além das informações a respeito da formação inicial e do início ao aprendizado prático. Se selecionado, o jovem deverá se encaminhar até o local pré definido munido de documentos como carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, fotos 3×4 e cartão do CadÚnico.

Quais são os benefícios oferecidos aos jovens

Os jovens selecionados para participação no Programa Jovem Candango terão direito aos seguintes benefícios:

  • Remuneração proporcional a um salário mínimo
  • 13º salário
  • Vale alimentação no valor de 200 reais
  • Férias
  • Vale transporte
  • Seguro de vida
  • Uniforme
  • Crachá

Como realizar a inscrição

Como já dissemos anteriormente, as inscrições para o processo seletivo do Programa Jovem Candango são realizadas através do site oficial do programa. Para saber exatamente como realizar a sua inscrição, siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site do programa, através do jovemcandango.org.br.
  2. Na página do programa, busque o botão “Inscrever-se” e clique sobre ele.
  3. Você será redirecionado para a plataforma EduJob, onde deverá realizar o seu cadastro, informando dados como o número do seu CPF, seu nome completo, sua data de nascimento, seu número de celular, seu endereço de e-mail e criar uma senha de acesso.
  4. Então você deverá realizar o seu login na plataforma, utilizando os dados cadastrados.
  5. Na plataforma, você deverá concluir cada uma das etapas que serão solicitadas. Sendo elas: assistir a um vídeo; validar o seu e-mail, número de celular e CPF; adicionar uma foto de perfil; preencher seus dados pessoais e profissionais; e por fim, fazer um teste para descobrir o seu perfil comportamental.
  6. Ao concluir esse processo, você poderá acessar as vagas disponíveis para o seu perfil, clicando em “Ver vagas”. Quando identificar a que mais fizer sentido para você, você deverá clicar em “Inscrever-se”.
  7. Então você poderá iniciar o processo seletivo, clicando em “Responder Questionário”. É válido lembrar que cada uma das informações que você inserir no questionário precisarão ser comprovadas, caso você seja selecionado para o programa, portanto seja totalmente honesto.

Caso queira confirmar a sua participação no programa, indo até o menu principal da página, e clicando no seu histórico, lá você terá acesso a sua inscrição e a sua prova.

Conteúdo Relacionado

Jovem aprendiz Mc Donald’s

Anúncios Uma das maiores cadeias quando falamos em hambúrgueres e restaurantes fast-food…

Jovem Aprendiz Correios 2021 – Inscrições

Anúncios Uma ótima oportunidade para os jovens de nosso país. O programa…

Jovem Aprendiz Supermercado Guanabara – Inscreva-se já

Anúncios   Casas Guanabara Comestíveis Ltda., identificada como Supermercados Guanabara, é uma…