Anúncios

Há vagas disponibilizadas para Jovem Aprendiz e estágio na ALE Combustíveis para BH, Brasília, Guarulhos entre outras cidades brasileiras.

Jovens que buscam o primeiro emprego terão a chance de adquirirem experiência numa empresa nacional, com 25 anos de mercado e que ainda é pioneira no comércio de biodiesel no país, que é a ALE.

Essa distribuidora de combustíveis atua em todo o país, com mais de 1.500 postos espalhados por diferentes estados, gerando cerca de 12 mil empregos.

Além das vagas de estágio e para aprendizes, a ALE Combustíveis ainda oferece vagas para emprego fixo.

Para a realização da sua candidatura para uma das vagas, é necessário acessar a página da empresa voltada para recrutamentos, indo em “Trabalhe conosco” (fica logo ao final da página).

Também, a empresa oferece vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCD).

Dentre as habilidades que a ALE preza num candidato estão: proatividade, organização, atenção e também habilidade para trabalhar em equipe.

Essa é a chance de conseguir capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, dado que além de conseguir uma vaga para trabalhar, o candidato, na condição de aprendiz da ALE, ainda recebe treinamento por meio de um curso oferecido por uma das instituições de ensino conveniadas ao programa.

Sobre as vagas de estágio na ALE

Existem quatro vagas de estágio na filial da ALE em Belo Horizonte. E essas contemplam cargos em áreas como: engenharia, investimentos, marketing e também realinhamento de rede. É necessário que o candidato acesse a página de recrutamento e envie o seu currículo.

A distribuidora de combustíveis também oferece vagas de assistente para Natal, Rio Grande do Norte, sendo elas: vaga para assistente de cobrança, analista de logística, também vaga para assistente de logística e para assistente de cadastro.

Para estágio, há também seis vagas em áreas como TI (tecnologia da informação), RH e também contabilidade.

Há outra vaga de estágio, mas dessa vez para quem reside em São Paulo e essa para quem quer atuar na área de RH.

Vagas para Jovem Aprendiz

E para os jovens na condição de aprendizes, a ALE oferece vagas em Natal também para as áreas de recursos humanos e jurídico. Para esses ela disponibiliza duas vagas e o currículo deve ser encaminhado por meio da página “Trabalhe conosco”.

Já em São Paulo há mais uma vaga para aprendiz, mas essa na área de tecnologia da informação.

Há também vaga para Jovem Aprendiz no município de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, para a função de aprendiz de serviços administrativo.

Já em São Luís, no Maranhão, há uma vaga de aprendiz para o setor de transportes, com a função também de aprendiz de serviços administrativo.

Enquanto isso, sobre os empregos fixos, há vagas para motorista carreteiro em Betim, em Minas Gerais, assim como também em Goiânia – GO e no DF. Em São Paulo há vagas para analista de custos, analista de riscos, analista de precificação, etc.

Qualquer pessoa pode se candidatar como Jovem Aprendiz ALE?

As vagas de aprendizes são voltadas para todos que estejam na fixa de 14 a 24 anos, mas há prioridade para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social. Há que se falar ainda que nos casos de pessoas com deficiência, então essa idade limite máxima não existe.

Existem mais requisitos para quem deseja participar do programa, tais como:

– O aprendiz deve estar cursando ou ter concluído o ensino médio;

– É necessário ainda que ele mantenha uma boa frequência na escola;

– O candidato não pode fazer hora extra e deve dispor de um período do dia para o trabalho que não atrapalhe os estudos.

Já quanto aos direitos que esse aprendiz possui, antes é necessário saber que ele é contratado na modalidade especial, tendo um contrato de aprendiz. Esse contrato é determinado pela Lei nº.10097/2000.

No contrato de aprendizagem está determinado que o jovem, contratado através do programa Jovem Aprendiz, possuirá um contrato que pode durar até 2 anos. Não é possível que o contrato de aprendiz seja prorrogado, mas o que a empresa pode fazer depois é efetivar esse jovem.

É possível que o jovem trabalhe por 1 ano numa empresa e por 1 ano em outra empresa, desde que não ultrapasse esse limite que é de 2 anos numa mesma empresa.

Benefícios do aprendiz

Além de ter a carteira de trabalho assinada (com registro na CTPS – Carteira de Trabalho e na Previdência Social), o aprendiz contará ainda com os seguintes benefícios:

– Férias remuneradas, as quais precisam coincidir com as férias escolares;

– Direito ao 13º;

– O jovem também recebe vale transporte e vale alimentação;

– Jornada de trabalho reduzida (geralmente sendo de 6 a 8 horas por dia);

– Contribuição de apenas 2% para o FGTS;

– Entre outros.

Há ainda os benefícios que são exclusividade de cada empresa que disponibiliza vagas para Jovem Aprendiz, os quais podem ser: assistência médica, assistência odontológica, direito a participação nos lucros, etc.

As empresas de médio e grande porte, que tenham a partir de 7 funcionários, são obrigadas a contratarem jovens na condição de aprendizes. Para elas, é estabelecida uma cota que é de 5% a 15%, sendo essa a porcentagem de funcionários que devem ser contratados como aprendizes.

E para as empresas também existem vantagens, tais como: pagamento de apenas 2% do FGTS, isenção quanto a multa rescisória, dispensa de aviso prévio remunerado, etc.

Vale dizer que esses incentivos ajudam para que mais e mais empresas adotem esse programa, inclusive as pequenas, que são desobrigadas, já que há essas e outras vantagens.

Etapas para inscrição como aprendiz

Primeiramente, é necessário elaborar um bom currículo.

O jovem que busque o primeiro emprego e queira ter mais chances de ser selecionado como aprendiz precisa caprichar para chamar a atenção do contratante: inclua cursos que fez, programas dos quais participou, ferramentas que domina, etc.

Vá depois até o site da ALE, em “Trabalhe conosco” e selecione a vaga desejada, fazendo sua aplicação para ela. Envie seu currículo e preencha com todas as informações de contato (atualizadas). Em breve a empresa entrará em contato, caso você tenha sido selecionado, e passará por uma entrevista.

Conteúdo Relacionado

Jovem Aprendiz Caixa 2021 – Inscrições

Anúncios A Caixa é uma instituição bancária, do poder público, a qual…

Programa Jovem Candango abre 1,8 mil vagas de emprego para adolescentes no DF

Anúncios O Jovem Candango, programa criado pelo Governo do Distrito Federal (GDF),…

Programa Jovem Aprendiz SENAI – O Aprendiz na Indústria

Anúncios O SENAI é o Serviço Nacional de aprendizagem Industrial. Os seus…